sexta-feira, 25 de maio de 2012

Horto municipal também é local de agroecologia

 
 
Cândido Goulart de Oliveira trabalha há 12 anos no horto. “A reestruturação desta área, com a implantação de estufas e produção intensiva de mudas, começou há pouco mais de três anos”, afirma. “Temos quatro e vamos para a quinta estufa”


A disciplina FAP – Fundamento Agropecuário de Pesquisa, introduzida aos alunos da rede municipal, propicia visitação ao horto municipal. Em 21 de maio, foi a vez dos alunos da oitava série da EMEF Padre Constantino, localidade de Linha Amaral. Eles receberam informações sobre manejo e preparação das mudas de hortaliças e árvores nativas, frutíferas e para produção de lenha. Acompanharam os alunos, o técnico em agropecuária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Meio Ambiente, Paulo Junior da Silva, e o professor de biologia Marcelo Bednarski. “A visita acontece para que os alunos saibam de onde se originam as mudas de flores, verduras e árvores que replantamos nas escolas”, considera Paulo Junior.
Mudas de eucalipto, goiaba, bergamota, pitanga, guabijú, cereja, araçá, beterraba e alface, dentre outras, são produzidas e distribuídas gratuitamente à população ou direcionadas para os programas municipais de diversificação. “Dom Feliciano é considerado modelo no Brasil e exterior na busca por alternativas a produção de tabaco à agricultura familiar”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável, Celmar Limberger. “Esse processo passa de forma decisiva pelo Horto Municipal, onde muitas das espécies implantadas na agricultura do município são produzidas”. Conforme o agrônomo da Secretaria, Alex Dalmolin.
 
 
Fonte: Site Prefeitura de Dom Feliciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.